quinta-feira, 4 de março de 2010

"Tenho sido...

...erroneamente elogiado por originalidade, simplesmente porque com frequência eu ponho figuras aparentemente díspares - e.g., Nietzche e James, Davidson e Derrida - na mesma caixa. Mas há uma diferença entre ser criativo e ser eclético. Ser eclético é apenas uma questão de ficar aborrecido facilmente, e olhar ao redor em busca de algo novo. Eu fico impaciente, procuro por novos heróis ao mesmo tempo em que permaneço fiel aos meus velhos heróis, e assim terminei tornando-me um sincretista. Mas mesmo o sincretismo melhor sucedido não pode almejar imitar as conquistas filosóficas realmente heróicas: aquelas que nos permitem ver tudo de um novo ângulo, que induzem uma mudança Gestáltica."

Richard Rorty
in Filosofia Analítica, Pragmatismo e Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário