quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

" — Tom, não deixe ninguém divertir-se à sua custa...

...Tudo é pessoal, todo pedacinho de negócio. Todo pequeno aborrecimento que todo homem tem de engolir todos os dias de sua vida é pessoal. Chamam a isso de negócio. Muito bem. Mas é absolutamente pessoal. Você sabe com quem aprendi isso? Com Don Corleone. Meu velho. O Padrinho. Se um raio atingisse um amigo seu, o velho tomaria isso como um caso pessoal. Ele considerou o meu ingresso no Corpo de Fuzileiros Navais como um caso pessoal. Isso é que o faz grande. O Grande Don. Ele toma tudo como caso pessoal. Como Deus. Ele conhece até as penas que caem da cauda de um pardal ou qualquer outra coisa que ocorra. Certo? E você sabe alguma coisa? Acidentes não acontecem a pessoas que tomam os acidentes como um insulto pessoal. Assim, cheguei tarde, muito bem, mas estou vindo ainda a tempo. É bem certo, estou tomando essa cara quebrada com um caso pessoal; é bem certo, tomo a tentativa de Sollozzo de matar meu pai como um caso pessoal.

Deu uma gargalhada e prosseguiu:

— Diga ao velho que aprendi isso com ele e que estou contente por ter tido a oportunidade de pagar o que ele fez por mim. Ele foi um bom pai.

Fez uma pausa e em seguida disse pensativamente para Hagen:

— Você sabe, não me lembro de ele ter batido em mim. Ou em Sonny. Ou em Freddie. E com a minha irmã Connie naturalmente ele nem mesmo gritou. E diga-me uma coisa, Tom, quantos homens você acha que Don Corleone matou ou mandou matar?

— Vou dizer uma coisa que você não aprendeu com ele: falar da maneira que você está fazendo agora — retrucou Hagen. Há coisas que precisam ser feitas, que as fazemos e nunca falamos nelas. Não tentemos justificá-las. Não podem ser justificadas. Apenas as fazemos. Depois as esquecemos.

Michael Corleone franziu as sobrancelhas e perguntou calmamente:

— Como consigliori, você pensa que é perigoso para Don Corleone e nossa Família deixar Sollozzo com vida?

— Sim — respondeu Hagen.

— Muito bem — finalizou Michael. — Então eu o matarei.”

O Poderoso Chefão - Mario Puzo

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"Uma boca que eu sei...

Não porque me fala lindo
E sim, beija bem
Tudo é viável pra quem faz com prazer"

Outono - Djavan

"E é com leveza sublime e felicidade religiosa...

...de quem muito acreditou num milagre, que olho nos seus olhos hoje em dia. É com maquiagem adulta e salto fino de mulher que depois de tantos anos fui virar sua menina. É estranho, e delicado, e prazeroso, e engraçado. É tão intimista e complusivo ter você, finalmente, a meio centímetro de mim."

Rani Ghazzaoui

"Quero que você...

...nunca perca de vista a música da sua existência e que me prometa ter entendido que a felicidade não é um destino, mas a viagem. E que, por isso, teremos sido felizes pelos vários domingos na cama e pelos sonhos que comparilhamos enquanto olhávamos a lua. Que você acredite que não me deve nada simplesmente porque os amores mais puros não entendem dívida, nem mágoa, nem arrependimento. Então, que não se arrependa. Da gente. Do que fomos. De tudo o que vivemos. Que você me guarde na memória, mais do que nas fotos. Que termine com a sensação de ter me degustado por completo, mas como quem sai da mesa antes da sobremesa: com a impressão que poderia ter se fartado um pouco mais. E que, até o último dia da sua vida, você espalhe delicadamente a nossa história, para poucos ouvintes, como se ela tivesse sido a mais bela história de amor da sua vida. E que uma parte de você acredite que ela foi, de fato, a mais bela história de amor da sua vida. Que você nunca mais deixe de pensar em mim quando for a Londres, escutar Dream’ Bout Me ou ler Nick Hornby. E, por fim, que você continue a dançar na sala. Para sempre. Mesmo quando eu não estiver mais olhando.”

Milly Lacombe

"Sinto saudades...

Da nossa conversa ao pé do ouvido
Palavras doces seguidas de muitos gemidos
Sinto saudades
De fazer as pazes na nossa cama desarrumada
E escrever nosso livro de novo
Sem páginas arrancadas
Aquele telefonema que você me deu
Por que não atendi mais cedo?
Ainda havia tempo pra tudo
Sobravam tantas horas no mundo
(...)
Eu sei que gritei na hora errada
E você me respondeu com pedradas
Sei também que falamos bobagens
E que alteramos um pouco a voz
Seria muito para nós,
Fazer girar as rodas do moinho?
(...)
Aquele telefonema que você me deu
Por quê não atendi mais cedo?"

Não vá - Rodrigo Santos

"Acho que eu digo tantas bobagens...

...porque sei mesmo que no final de tudo a gente não vai se perder. As minhas palavras são ásperas porque as minha emoções oscilam, mas é tudo medo de te perder por algum motivo dessa vida e acabar tendo que me esconder nas minhas mentiras de novo pra, de novo, tentar encarar o sol sem ter você. É por isso que eu sempre seguro sua mão com força, é por isso que meu abraço às vezes te sufoca e que meu coração grita tão alto que te envergonha. A verdade é que eu tinha muitas teorias de liberdade e independência, mas é verdade também que eu, antes de tudo isso, nunca tinha entendido o que era mesmo o amor nessa vida." 

Rani Ghazzaoui

"E se realmente gostarem?

Se o toque do outro de repente for bom? Bom, a palavra é essa. Se o outro for bom para você. Se te der vontade de viver. Se o cheiro do suor do outro também for bom. Se todos os cheiros do corpo do outro forem bons. O pé, no fim do dia. A boca, de manhã cedo. Bons, normais, comuns. Coisa de gente. Cheiros íntimos, secretos."

Caio Fernando Abreu

"Ele a estreitou contra si...

...e levemente ela adormeceu em seus braços. Nos braços dele, mesmo no auge da agitação, sempre se acalmava. Ele contava a meia voz bobagens para ela, palavras tranqüilizadoras ou engraçadas que repetia num tom monótono.

Quando dormiam, ela o segurava como na primeira noite: apertava-lhe firme o pulso, um dos dedos, ou o tornozelo.

Tomas dizia consigo mesmo: deitar-se com uma mulher e dormir com ela, eis duas paixões não apenas diferentes, mas quase contraditórias. O amor não se manifesta pelo desejo de fazer amor (esse desejo se aplica a uma multidão inumerável de mulheres), mas pelo desejo do sono compartilhado (esse desejo diz respeito a uma só mulher)."
 
A insustentável leveza do ser - Milan Kundera

"Vai passar...

...tu sabes que vai passar. Talvez não amanhã, mas dentro de uma semana, um mês ou dois, quem sabe? O verão está aí, haverá sol quase todos os dias, e sempre resta essa coisa chamada ‘impulso vital’. Pois esse impulso ás vezes cruel, porque não permite que nenhuma dor insista por muito tempo, te empurrará quem sabe para o sol, para o mar, para uma nova estrada qualquer e, de repente, no meio de uma frase ou de um movimento te surpreenderás pensando algo assim como ‘estou contente outra vez." 

Caio Fernando Abreu

"Tem sempre o dia em que a casa cai...

Pois vai curtir seu deserto, vai
Mas deixe a lâmpada acesa
Porque se algum dia a tristeza quiser entrar
E uma bebida por perto
Porque você pode estar certo que vai chorar"

Regra três - Vinícius de Moraes

"Não nego...

...tenho um grande medo de ser sozinha. Não sou pedaço. Mas não me basto."

Caio Fernando Abreu

"Acho que sou bastante forte...

...para sair de todas as situações em que entrei, embora tenha sido suficientemente fraco para entrar."

Caio Fernando Abreu

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

""Será que...

...à medida que você vai vivendo, andando, viajando, vai ficando cada vez mais estrangeiro? Deve haver um porto."

Caio Fernando Abreu

"Penso, com mágoa...

...que o relacionamento da gente sempre foi um tanto unilateral, sei lá, não quero ser injusto nem nada - apenas me ferem muito esses teus silêncios."

Caio Fernando Abreu

"Chorar por tudo que se perdeu...

...por tudo que apenas ameaçou e não chegou a ser, pelo que perdi de mim, pelo ontem morto, pelo hoje sujo, pelo amanhã que não existe, pelo muito que amei e não me amaram, pelo que tentei ser correto e não foram comigo. Meu coração sangra com uma dor que não consigo comunicar a ninguém, recuso todos os toques e ignoro todas tentativas de aproximação. Tenho vergonha de gritar que esta dor é só minha, de pedir que me deixem em paz e só com ela, como um cão com seu osso. A única magia que existe é estarmos vivos e não entendermos nada disso. A única magia que existe é a nossa incompreensão."

Caio Fernando Abreu

"A solidão...

...é uma condição humana."

Deixe-me viver
Peter Kosminsky

"Há tanta beleza no mundo...

...que meu coração irá sucumbir."

Moulin Rouge
Baz Luhrmann

"Apesar de soar, isso sim, egoísmo...

...não deixo de me ouvir dizendo que quem gosta sente é o desespero pra agradar e ser gostado. A urgência de mostrar ao invés de assistir. A pressa em dar ao invés dessa receptividade toda tão corajosa em acomodar.

Ao invés de sorrir tanto, não são os que choram escondidos os que mais gostam? O resto não são experimentadores de mundo, enganando a gente com espaços que não se emprestam e nem se dão e nem se são desocupados?"
 
Tati Bernardi

"Mas depois...

...porque sempre volto pra casa atrás de respostas pra tudo, pensei o seguinte. Que é crueldade sim, senhora. Você gostar de alguém e só. Você se sentar na frente, sorrindo, sem dizer nada, sorrindo, na frente, e gostar. Como se dissesse: eu, daqui de onde não preciso de nada além de ser alegrado e dar a mim mesmo esses momentos de ternura e arrepios e capacidades. Gosto de você. Vá, continue passando as mãos pelo cabelo, olhe pra baixo não dando conta dessas lantejoulas todas que tenho para abrilhantar seus estados. Vá, marionete do que planejei pra essa tarde. Eu gosto de você. Eu posso sentir isso. Então, por favor, não estrague e capriche e dê valor. Porque não é sempre e quase nunca. Então, por favor, olha só, eu g.o.s.t.o de você. Tem noção do tamanho dessa plateia para cada sua pequenice? Vamos. Seja."

Tati Bernardi

"A cada bela impressão que causamos...

...conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre."

Oscar Wilde

"Não sei quantas almas tenho...

Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma."

Fernando Pessoa

"Ria de mim...

...mas estou aqui parada, bêbada, pateta e ridícula, só porque no meio desse lixo todo procuro o verdadeiro amor. Cuidado comigo: um dia encontro."

Caio Fernando Abreu

"Vivendo se aprende...

...mas o que se aprende mais é só a fazer maiores perguntas."

João Guimarães Rosa

"O correr da vida embrulha tudo...

A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais no meio da alegria e ainda mais alegre no meio da tristeza."

João Guimarães Rosa

"Que eu não perca a capacidade de amar...

...de ver, de sentir. Que eu continue alerta. (...) Que eu não me perca, que eu não me fira, que não me firam, que eu não fira ninguém. Livra-me dos poços e becos de mim."

Caio Fernando Abreu

"Aprendi com a primavera...

...a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira." 

Cecília Meireles

"Vez por outra ia para a Zona Sul...

...e ficava olhando as vitrines faiscantes de jóias e roupas acetinadas - só para se mortificar um pouco. É que ela sentia falta de encontrar-se consigo mesma e sofrer um pouco é um encontro."

Clarice Lispector

"E eu lá...

...sendo adorada por ele, justamente porque não o adoro mais. Ô vidinha filha da puta. No final do dia, a frase que eu temia. 'Quer fazer alguma coisa amanhã?'. Eu sabia. Toda mulher feliz e equilibrada deixa saudades. Mas eu não queria. Eu só queria amar alguém, com toda a tristeza e desequilíbrio que vem junto com isso, e continuar deixando saudades."

Tati Bernadi

"Não me incomoda o fato...

....de viver em um mundo de homens, desde que eu possa ser mulher nele."

Marilyn Monroe

"Te desejo uma fé enorme...

...em qualquer coisa, não importa o quê, como aquela fé que a gente teve um dia. Me deseja também uma coisa bem bonita, uma coisa qualquer maravilhosa, que me faça acreditar em tudo de novo, que nos faça acreditar em tudo outra vez."

Caio Fernando Abreu

"Mesmo que pareça insano acreditar...

Me apaixonei por um olhar
Por um gesto de ternura
Mesmo sem palavra alguma pra falar"

Quando a gente ama - Oswaldo Montenegro

"Life is a game...

...be a player. Play hard, keep walking."

Johnny Walker

“Não se preocupe...

...não vou tomar nenhuma medida drástica, a não ser continuar, tem coisa mais autodestrutiva do que insistir sem fé nenhuma? Ah, passa devagar a tua mão na minha cabeça, toca meu coração com teus dedos frios, eu tive tanto amor um dia.”

Caio Fernando Abreu

"Guarde este recado:

...alguma coisa sempre faz falta. Guarde sem dor, embora doa, e em segredo."

Caio Fernando Abreu

"E, ainda que aquilo que amo fosse falso...

...seria verdadeiro que eu amo coisas falsas, mas não seria falso que eu amo."

Santo Agostinho

"Cada advogado...

...em sua condição de homem, pode ter a fé que sua consciência indique. Mas, em sua condição de advogado, deve ter a fé no direito, porque até agora o homem não encontrou, em sua longa e comovedora aventura sobre a terra, nenhum instrumento que lhe assegure melhor a convivência."

Eduardo J. Couture

"Toma essas pétalas escondidas...

 ...no bojo dos meus seios: eu só queria que o teu mundo fosse tenro. E fosse calmo."

Rita Apoena

"A minha saliva te queima...

 ...mas minha língua te acalma: a minha boca é só um vulcão ao contrário."

Rita Apoena

"Eu não sei como ele espirra...

...ou como é que ele coça a barba quando está crescendo. Eu não sei qual é o cheiro de suas têmporas, nem em quantos segundos ele vira um copo com água. Eu não sei se ele pára na metade para respirar. E, se pára na metade, se coloca o copo de volta na pia. E, se coloca o copo de volta na pia, se me comeria ali mesmo, antes do segundo gole, se por acaso eu me enfiasse entre ele e a pia, entre ele e o copo, entre ele e a sede, entre ele e a fome. São coisas que eu nunca soube a seu respeito. Mas, todos os dias, ele é comido pelo meu desejo. Não um desejo de joelhos, pulsos e cotovelos. Um desejo encefálico que se transfigura em fálico. É a sua inteligência que eu tenho vontade de chupar para dentro da minha. O que eu sei a seu respeito é só um pedaço de ombro, braço, rosto e pescoço assim, de relance. Mas não importa. É esse pedaço que eu desejo e estou indo encontrar no Rio de Janeiro."

Rita Apoena

"Se ela quer voar...

É porque tem asas"

Ela disse assim - Cordel do Fogo Encantado

"Espero o ano inteiro...

Até chegar fevereiro
Para ouvir o clarim clarinar
E a alegria chegar
Essa alegria que em mim
Parece que não terá fim
Mas se um dia o frevo acabar
Juro que vou chorar"

De chapéu de sol aberto - Vanessa da Mata

"Deixa eu lhe abraçar bem forte...

Ai você verá como sou forte
Não durmo, não sumo, disfarço que fumo
Se você me contar uma historia, acho que durmo
Separe as roupas que eu comprei
Anote os recados que eu te mandei
Compare as idéias, planeje viagens
Eu vou sumir do mundo
Com você na bagagem"

Meu bem - Vanessa da Mata

"Se voltar desejos...

Ou se eles foram mesmo
Lembre da nossa música"

Música - Vanessa da Mata

"As possibilidades de felicidade...

São egoistas, meu amor
Viver a liberdade
Amar de verdade
Só se for a dois
Só dois"

Só se for a dois - Cazuza

"E assim a gente não sai...

Que esse sofá tá bom demais
Deixa o verão pra mais tarde"

Deixa o verão pra mais tarde - Los Hermanos

"No meu coração fiz um lar...

Meu coração é teu lar
Mas de que adianta tanta mobília
Se você não está comigo?
Só é possível te amar"

No recreio - Nando Reis

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

"Passeia tua boca em mim...

...até me calar"

Melhor lugar - Jorge Vercilo

"Sou seu fado, sou seu bardo...

Se você quiser ouvir
O seu eunuco, o seu soprano
Um seu arauto
Eu sou o sol da sua noite em claro,
Um rádio
Eu sou pelo avesso sua pele
O seu casaco

Se você vai sair
O seu asfalto
Se você vai sair
Eu chovo
Sobre o seu cabelo pelo seu itinerário
Sou eu o seu paradeiro
Em uns versos que eu escrevo
Depois rasgo"

Uns versos - Adriana Calcanhotto

"Sou sua noite, sou seu quarto...

Se você quiser dormir
Eu me despeço
Eu em pedaços
Como um silêncio ao contrário
Enquanto espero
Escrevo uns versos
Depois rasgo"

Uns versos - Adriana Calcanhotto

"Será que a gente...

É louca ou lúcida
Quando quer
Que tudo vire música
De qualquer forma
Não me queixo
O inesperado quer chegar
Eu deixo"

Bagatelas - Adriana Calcanhotto

"Pense bem...

Ou não pense assim"

Paquetá - Los Hermanos

"E eu perdi as chaves...

Mas que cabeça a minha!
Agora vai ter que ser
Para toda a vida"

3x4 - Engenheiros do Havaí

"Se eu tivesse a força que você pensa que eu tenho...

Eu gravaria no metal da minha pele
O teu desenho
Feitos um pro outro
Feitos pra durar
Uma luz que não produz
Sombra"

3x4 - Engenheiros do Havaí

"Só levo a saudade, morena...

É tudo que vale à pena"

Sapato novo - Los Hermanos

"Eu sei, é um doce te amar...

O amargo é querer-te pra mim"

Condicional - Los Hermanos

"É, pode ser que a maré não vire...

Pode ser do vento vir contra o cais
E se já não sinto os teus sinais
Pode ser da vida acostumar
Será, morena?"

Dois barcos - Los Hermanos

"Levanta e te sustenta...

E não pensa
Que eu fui por não te amar'

Adeus você - Los Hermanos

"Cuida do teu...

Pra que ninguém te jogue no chão
Procure dividir-se em alguém
Procure-me em qualquer confusão"

Adeus você - Los Hermanos

"Eu só aceito a condição...

De ter você só pra mim
Eu sei, não é assim
Mas deixa eu fingir
E rir"

Sentimental - Los Hermanos

"Você me avisar...

Me ensinar
Falar do que foi
Pra você
Não vai me livrar
De viver"

Sentimental - Los Hermanos

"Se ela te fala assim...

...com tantos rodeios, é pra te seduzir e te ver buscando o sentido daquilo que você ouviria displicentemente. Se ela te fosse direta, você a rejeitaria."

Sentimental - Los Hermanos

"Falta entender...

O que me faz pensar
Que só ela pode ter
Tanta paz pra me dar
E ninguém mais tem
Tanta paz"

Onze dias - Los Hermanos

"Eu descobri um mundo teu...

E ele é manso"

Onze dias - Los Hermanos

"Toda vez que toca o telefone...

Eu penso que é você
Toda noite de insônia
Eu penso em te escrever
Pra dizer que o teu silêncio me agride
E não me agrada ser um calendário do ano passado
Pra dizer que teu crime me cansa
E não compensa entrar na dança
Depois que a música parou"

Perfeita simetria - Engenheiros do Havaí

""Não se prenda...

A sentimentos antigos
Tudo que se foi vivido
Me preparou pra você
Não se ofenda
Com meus amores de antes
Todos tornaram-se pontes
Pra que eu chegasse a você"

Monalisa - Jorge Vercilo

"Quando aconteceu...

Não sei
Quando foi que eu deixei de te amar?
Quando a luz do poste não acendeu?
Quando a sorte não mais soube ganhar?"

Quem vai dizer tchau - Nando Reis

"E se o tempo for te levar...

Eu sigo essa hora
E pego carona
Pra te acompanhar"

O último romance - Los Hermanos

"E até quem me vê...

Lendo jornal
Na fila do pão
Sabe que eu te encontrei"

O último romance - Los Hermanos

"Mesmo que a gente se separe por uns tempos...

Ou quando você quiser lembrar de mim
Toque a balada do amor inabalável
Swing de amor desse planeta
Mesmo que a gente se separe por uns tempos
Ou quando você quiser lembrar de mim
Toque a balada, seja antes ou depois
Eterna love song de nós dois"

Balada do amor inabalável - Skank

"Leve essa canção de amor dançante...

Pra você lembrar de mim
Seu coração lembrar de mim
Na confusão do dia a dia
No sufoco de uma dúvida
Na dor de qualquer coisa
É só tocar essa balada
De swing inabalável
Que é oásis pro amor
Eu vou dizendo na sequência
Bem clichê:
Eu preciso de você"

Balada do amor inabalável - Skank

"É a força antiga do espírito...

Virando convivência
De amizade apaixonada
Sonho, sexo, paixão
Vontade gêmea de ficar
E não pensar em nada"

Balada do amor inabalável - Skank

"E quando eu estiver fogo...

Suavemente se encaixe"

Sutilmente - Skank

"Por falar de amor...

Por falar de paixão
Por falar de coisas do coração
Por falar de mim
Lembrei de você
Faz tempo que a gente não se vê"

Sobre muitas coisas - Catedral

"Desde que você chegou...

O meu coração se abriu
Hoje eu sinto mais calor
E não sinto nem mais frio
E o que os olhos não vêem
O coração pressente
Mesmo na saudade
Você não está ausente"

Espatódea - Nando Reis

"Se tudo passa...

Como se explica
O amor que fica
Nessa parada
Amor que chega
Sem dar aviso
Não é preciso
Saber mais nada"

Quase nada - Zeca Baleiro

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

"De você, sei quase nada...

Pra onde vai ou por que veio
Nem mesmo sei
Qual é a parte da tua estrada
No meu caminho
Será um atalho ou um desvio?"

Quase nada - Zeca Baleiro

"Não sei se o mundo é bom...

Mas ele está melhor desde que você chegou
E perguntou: tem lugar pra mim?"

Espatódea - Nando Reis

"Eu sei que esses detalhes vão sumir...

 "Na longa estrada do tempo
Que transforma todo amor em quase nada
Mas quase também é mais um detalhe
Um grande amor não vai morrer assim
Por isso, de vez em quando, você vai lembrar de mim"

Detalhes - Roberto Carlos

"Então, diz e diz que fica..

Longe ou perto toda pra mim
Então, diz, desmistifica
A história de que a vida é ruim
Pode parecer mentira
Pode parecer que não
Eu te tenho bem na mira
Mas você me tem na mão"

Fica - Skank

"Combinamos que não era amor...

...e realmente não é. Mas esse algo que é, é realmente muito libertador. Porque quando você está aqui, ou até mesmo na sua ausência, o resto todo vira uma grande comédia. E aquele cara mais novo, e aquele outro mais velho, e aquele outro que escreve, e aquele outro que faz filme, e aquele outro divertido, e aquele outro da festa, e aquele outro amigo daquele outro. E todos aqueles outros viram formiguinhas de nariz vermelho. E eu tenho vontade de ligar pra todos eles e falar: putz, cara, e você acha mesmo que eu gostei de você? Coitado.

Adoro como o mundo fica coitado, fica quase, fica de mentira, quando não é você. Porque esses coitados todos só serviram pra me lembrar o quão sagrado é não querer tomar banho depois. O quão sagrado é ser absurdamente feliz mesmo sabendo a dor que vem depois. O quão sagrado é ver pureza em tudo o que você faz, ainda que você faça tudo sendo um grande safado. O quão sagrado é abrir mão de evoluir só porque andar pra trás é poder cruzar com você de novo."

Tati Bernardi

"Aí teve aquela cena também..

 ...de quando eu fui te dar tchau só com a manta branca e o cabelo todo bagunçado. E você olhou do elevador e me perguntou: não tô esquecendo nada? E eu quis gritar: tá, tá esquecendo de mim. E você depois perguntou: não tem nada meu aí? E eu quis gritar: tem, tem eu. Eu sempre fui sua. Eu já era sua antes mesmo de saber que você um dia não ia me querer."

Tati Bernardi

"Eu sei que falei em prazer gratuito semanas atrás...

...e sei o que você pensa a respeito: nada é gratuito. Mas, por enquanto, não consigo contrariar essa forte impressão de que a conta não virá. Se eu sinto alguma culpa, não é pelo o que faço às escondidas, não é culpa por estar me dedicando a uma experiência socialmente reprovável: é culpa por não sentir culpa alguma. Por estar achando tudo condizente com meu grau de exigência em relação ao aproveitamento do meu tempo, condizente com a minha fome, que nunca foi de comida, mas de vivência. A pergunta que mais faço é: por que não? Desde pequena, desde que tomei gosto pelo ato de respirar e me senti atraída pelos dias que estavam por vir, horas repletas de novidade, desde que eu despertei para a leitura e que passei a sentir o sabor das coisas de uma forma muito entusiasmada, desde que eu soube que podia pensar e que o pensamento era livre, que dentro do meu pensamento ninguém poderia me achar, desde que meus seios cresceram e eu descobri que pessoas tinham cheiro, desde lá até aqui eu me pergunto: por que não me oferecer para aquilo que não fui preparada? Eu tenho as armas de que necessito para me defender, e mesmo que eu perca, eu ganho, já perdi algumas vezes e sei como funciona a lei das compensações. Quero acolher com generosidade o que em mim se manifesta de forma incorreta. Não vou pedir permissão aos outros para desenvolver a mim mesma, mando no meu corpo e em tudo o que ele confina, coração incluído, consciência incluída. Talvez eu esteja com receio de ter ido longe demais desta vez e esteja preparando a minha defesa, caso alguma coisa não saia como esperado. O que eu espero? Não espero nada, espero tudo, estou à deriva nessa aventura. Eu queria cristalizar esse momento da minha vida, mas estou em alta velocidade, e não sei se quero ir adiante, só que eu não tenho opção. Acho que é isso. Eu tinha opções, agora não tenho. Não consigo parar esse trem."

Divã - Martha Medeiros

“Se não era amor, era da mesma família...

 ...pois sobrou o que sobra dos corações abandonados. A carência. A saudade. A mágoa. Um quase desespero, uma espécie de avião em queda que a gente sabe que vai se estabilizar, só não se sabe se vai ser antes ou depois de se chocar contra o solo. Eu bati a 200 km por hora e estou voltando a pé pra casa, avariada. Eu sei, não precisava me dizer outra vez. Era uma diversão, uma paixonite, um jogo entre adultos. Talvez este seja o ponto. Talvez eu não seja adulta o suficiente para brincar tão longe do meu pátio, do meu quarto, das minhas bonecas. Onde é que eu estava com a cabeça, de acreditar em contos de fada, de achar que a gente muda o que sente, e que bastaria apertar um botão que as luzes apagariam e eu voltaria a minha vida satisfatória, sem seqüelas, sem registro de ocorrência? Eu não amei aquele cara. Eu tenho certeza que não. Eu amei a mim mesma naquela verdade inventada.”

Divã - Martha Medeiros

"Eu sou mansa...

...mas minha função de viver é feroz."

Clarice Lispector

"Eu fui e vou...

...toda vez que o amor me chamar."

Lisbela e o prisioneiro
Guel Arraes

"Umas pessoas chegam ao ponto máximo na vida...

...em que esposa e trabalho se chocam com o desejo. “Veja o que é invisível e verá o que escrever”. Ele queria viver com as pessoas invisíveis - aqueles pelos quais passamos todos os dias. Aqueles que, às vezes, nos tornamos. Aqueles dos livros que vivem somente nos olhos da mente de alguém. Ele foi um homem cujo destino era passar pela vida sem dar voltas. Um homem que tinha certeza que o inferno era o atalho para o céu. Mas a verdade de sua desvantagem está numa mente tanto exaltada como debilitada por tantas histórias e no caminho que ele encontrou para se tornar assim. O grave defeito de Bobby Long foi se apaixonar por tudo o que via. E eu acho que, se as pessoas quiserem crer em algum tipo de justiça, a de Bobby Long foi simples como sua música."

Uma canção de amor para Bobby Long
Shainee Gabel

"A cada dia que vivo...

...estou mais convencida que o desperdício da vida reside no amor não dado, no poder não usado, na esgoísta prudência de quem não arrisca, que, esquivando-se do sofrimento, distancia-se também da felicidade."

Mary Cholmondeley

"Amor...

...é futuro à vista."

João Guimarães Rosa

""Temo igualmente angústias e delícias...

... nunca entendi o bocejo e o pôr-do-sol. Por absurdo que pareça, a gente nasce, vive, morre. Tudo se finge, primeiro; germina autêntico é depois. Um escrito, será que basta? Meu duvidar é uma petição de mais certeza."

João Guimarães Rosa

"Eu não tenho valores...

...comigo é só niilismo, cinismo, sarcasmo e orgasmo. E olha que eu poderia ganhar um cargo público na França com esse slogan.

Deconstructing Harry
Woody Alen

"Agora fica comigo...

E não, não
Não desgruda de mim
Vê se ao menos me engole
Não me mastigue assim"

Por que a gente é assim? - Barão Vermelho

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

"And though my love is rare...

Though my love is true
I'm like a bird,
I'll only fly away
I don't know where my soul is
I don't know where my home is"

I'm like a bird - Nelly Furtado

"E sendo você uma menina com uma flor...

...eu lhe peço também que nunca mais me deixe sozinho, como nesse último mês em Paris; fica tudo uma rua silenciosa e escura que não vai dar em lugar nenhum; os móveis ficam parados me olhando com pena; é um vazio tão grande que as mulheres nem ousam me amar porque dariam tudo para ter um poeta penando assim por elas, a mão no queixo, a perna cruzada triste e aquele olhar que não vê. E porque você é a única menina com uma flor que eu conheço, eu escrevi uma canção tão bonita para você, "Minha namorada", a fim de que, quando eu morrer, você, se por acaso não morrer também, fique deitadinha abraçada com Nounouse cantando sem voz aquele pedaço que eu digo que você tem de ser a estrela derradeira, minha amiga e companheira, no infinito de nós dois."

Para uma menina como uma flor - Vinícius de Moraes

"A eternidade pode ser má...

...eu sigo em frente por sentir vontade."

Janta - Marcelo Camelo e Malu Magalhães

"Ela afundou o corpo nele o mais que pôde...

...como se assim pudesse aprisionar um instante, como se assim pudesse aprisionar o amor. E ele, querendo as respostas que a vida não lhe entrega e que só uma mulher é capaz de abrigar dentro de si, puxou os seus quadris com a ânsia de escorregar para dentro dela e ali ficar. Só uma fêmea é capaz de dividir-se assim ao meio: a metade de baixo a sobrepor-se forte, desfalecendo as resistências do macho e a de cima a ampará-lo doce, beijando e acarinhando os medos de um filhote."

Rita Apoena

"Abraçar...

...é encostar um coração no outro."

Rita Apoena

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

“É melhor ter amado e perdido...

...do que nunca ter amado na vida."

Charlie Brown

“Eu gosto da humanidade...

 ...O que eu não suporto são os humanos."

Linus van Pelt

“Em todo este mundo...

...não há nada mais inspirador do que ver alguém que acabou de se livrar de uma obrigação.”

Linus van Pelt

"Nada como um amor não correspondido...

 ...para tirar todo o sabor do sanduíche de manteiga de amendoim.”

Charlie Brown

“Como você pode dizer que estou gordo?

...Estou apenas com estômago musculoso.”

Linus van Pelt

“Não falei que tô apaixonado por ela...

...simplesmente disse que gosto muito do chão que ela pisa.”

Linus van Pelt

"Eu era mal humorada quando nasci...

...sou mal humorada hoje e serei mal humorada pelo resto da minha vida. Que alivio!”

Lucy van Pelt

"—Você não gosta de mim, não é, Schroeder?

 — Não. Na verdade, eu nunca gostei de você e é provável que eu nunca venha a gostar.

— Mas não vamos deixar isso atrapalhar o nosso eventual casamento, não é?

Diálogo entre Lucy e Schoroeder

"— Esse seu muro de pedras...

...está sendo sua nova terapia, Linus. Toda vez que estiver com um problema você pode vir aqui e colocar mais uma pedra.

— Não têm tantas pedras assim no mundo, Charlie."

Diálogo entre Charlie Brown e Linus

“No livro da vida...

...as respostas não estão na parte de trás."

Charlie Brown

“Esse é o segredo da vida:

 ...substituir uma preocupação por outra."

Charlie Brown

“Nenhum problema...

...é tão grande ou tão complicado que não se possa fugir dele.”

Linus van Pelt

“Esta é a minha postura deprimida...

...Quando estiver deprimido, não faz muita diferença de como você se coloca. A pior coisa que você pode fazer é endireitar-se e manter a cabeça pra cima, porque então você vai começar a sentir-se melhor."

Charlie Brown

“Ontem fui um cão...

...Hoje sou um cão. Amanhã provavelmente vou continuar a ser um cão. [suspiros] Há tão pouca esperança de avanço."

Snoopy

“Tudo de que você realmente precisa é amor...

...e um pouco de chocolate."

Lucy van Pelt

“Eu lhe disse um milhão de vezes...

 ...que os adultos são diferentes!”

Linus van Pelt

“Cada geração...

...tem de ser capaz de culpar a geração anterior por seus problemas. Não resolve nada, mas faz se sentir melhor."

Lucy Van Pelt

"— Dizem que a força da gravidade é 13% menor do que era 14,5 bilhões de anos atrás...

 — De quem é a culpa?

— Culpa? Não há culpa.

— O que você quer dizer com não há culpa? Tem que ser culpa de alguém! Alguém tem de tomar a culpa! Encontre um bode expiatório!
 
Diálogo entre Charlie Brown e Lucy.

"— É um bom dia...

...Se eu fosse um cachorro, eu sairia a perseguir coelhos num bom dia.

— Se ele é tão belo dia, por que estragá-lo para o coelho?"

Diálogo entre Frieda e Snoopy

"Eu não gosto de problemas na cabeça...

 ...penso que a melhor maneira de resolver os problemas é evitá-los."

Linus Van Pelt

“Se todos concordarem comigo...

...todos estarão certos.”

Lucy van Pelt

"— Olhe de outra maneira, Charlie Brown...

...nós aprendemos muito mais com as falhas do que com as vitórias.

— Isto me faz a pessoa mais esperta do mundo."

Diálogo entre Lucy e Charlie Brown

"Se acaso me quiseres...

Sou dessas mulheres
Que só dizem sim
Por uma coisa à toa
Uma noitada boa,
Um cinema, um botequim"

Folhetim - Chico Buarque

"— Às vezes, se você dá corda demais no relógio, ele não desperta.

 
— Somos todos um pouco assim, Sally.


Diálogo entre Sally e Charlie Brown.

"— Eles dizem que nós, garotas...

...somos como músicas bonitas, como canções inesquecíveis. Você nunca pensou em mim como uma melodia que você gosta?

Fala de Lucy para Schroeder, no episódio "Lucy ama Schroeder"

"Se o amor é fantasia...

...eu me encontro em pleno carnaval."

Vinícius de Moraes

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

"Encosta teu barco em mim...

Que o sol já se pôs
A sós
O mundo termina
Na fina fronteira dos nossos leçóis
Em nós
Espalham-se os laços
Desfazem-se os nós"  

Melhor lugar - Jorge Vercilo

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

"O meu amor tem um jeito manso que é só seu...

E que me deixa louca quando me beija a boca
A minha pele toda fica arrepiada
E me beija com calma e fundo
Até minh'alma se sentir beijada"

O Meu Amor - Chico Buarque

"Eu sou sua menina, viu?

E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha do bem que ele me faz."

O Meu Amor - Chico Buarque de Hollanda

"Entre o chão e os ares...

Vou sonhando em outros ares, vou
Fingindo ser o que eu já sou
Fingindo ser o que eu já sou
Mesmo sem me libertar, eu vou
É, Deus, parece que vai ser nós dois até o final"

Liberdade - Los Hermanos

"O mundo é portátil...

Pra quem não tem nada a esconder."

Infinito Particular - Marisa Monte

"E assim a gente entende...

O amor todo em silêncio
Tão bom se a gente sente
Falar pra quê?"

Amor em silêncio - Luciana Mello

"Boys will be strong...

And boys soldier on
But boys would be gone
Without warmth from
A woman's good, good heart"

Daughters - John Mayer

"The heart is a lonely hunter...

With only one desire
To find some lastin' comfort
In the arms of a lover's fire
Driven by a desperate hunger
To the dark of the neon light
Oh the heart is a lonely hunter
When there's no sign of a love in sight"

Lorraine's Song - Grayson Capps

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

"Ela teimou e enfrentou o mundo...

Se rodopiando ao som dos bandolins"

Bandolins - Oswaldo Montenegro

"I'm going to tell you something good about yourself...

And i'll say it loud and i'll never say it about no one else"

Eighties Fan - Camera Obscura

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

"Quando me invento...

O mundo é feito de idéias"

O mundo é bão, Sebastião - Nando Reis

"Saudade é um pouco como fome...

Só passa quando se come a presença.
Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco:
Quer-se absorver a outra pessoa toda.
Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira
É um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."

Clarice Lispector

"Estou atrás do que fica atrás do pensamento...

Inútil querer me classificar: eu simplesmente escapulo. Gênero não me pega mais. Além do mais, a vida é curta demais para eu ler todo o grosso dicionário a fim de por acaso descobrir a palavra salvadora. Entender é sempre limitado. As coisas não precisam mais fazer sentido. Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada. Porque no fundo a gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro."

Clarice Lispector

"Non, je ne regrette rien...

Ni le bien qu'on ma fait
Ni le mal
Tout ça m'est bien égal"

Non, je ne regrette rien - Edith Piaf

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"Sabe, eu me perguntava até que ponto...

...você era aquilo que eu via em você ou apenas aquilo que eu queria ver em você, eu queria saber até que ponto você não era apenas uma projeção daquilo que eu sentia, e se era assim, até quando eu conseguiria ver em você todas essas coisas que me fascinavam e que, no fundo, sempre no fundo, talvez nem fossem suas, mas minhas, e pensava que amar era só conseguir ver, e “desamar” era não mais conseguir ver, entende? Dolorido-colorido, estou repetindo devagar para que você possa compreender.

Caio Fernando Abreu